O coração não se localiza somente no peito. O trabalho dele percorre todo o nosso corpo e, para dar conta de atender às necessidades de um organismo adulto, ele precisa bater de 60 a 100 vezes por minuto. Assim sendo, os sintomas que indicam que alguma coisa não vai bem com o músculo cardíaco podem se manifestar em várias partes do corpo e vão muito além da falta de ar e dor no peito. .
Dizem que as doenças do coração são silenciosas, no entanto, um acompanhamento médico regular e uma percepção mais aguçada do próprio corpo podem fazer com que sinais sutis sejam percebidos.
O cuidado com a saúde cardio-vascular deve ser preventivo, considerando os sintomas, por menores que sejam, para que o coração possa executar, com eficiência, seu trabalho de transportar sangue e nutrientes para todo o corpo.
Por isso, negligenciar os sinais de que algo não vai bem com o coração é colocar a vida em risco. Mas como identificar esses sinais? Como saber quais sintomas podem indicar um problema no coração? Foi pensando nisso que preparamos esse artigo com 10 sinais para ficar em alerta e cuidar bem da saúde do coração.
Patologias cardio-vasculares e mortalidade
Antes de indicarmos quais os sintomas que podem significar problemas cardíacos, é importante salientar que as doenças cardíacas são a principal causa de morte no mundo, segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas-OMS).
No Brasil, a cada ano, se registram aproximadamente 350 mil casos de infarto agudo do miocárdio. Desse número, 30% são fatais. De notar que as doenças do coração estão entre as principais causas de afastamento do trabalho.
Uma projeção da OMS – Organização Mundial de Saúde, estima que, em 2024, o Brasil deve ocupar o primeiro lugar da lista global de óbitos relacionados ao sistema cardio-vascular. Assim sendo, é urgente redobrar a atenção e colocar a prevenção na linha de frente do coração.
Problemas cardíacos: sempre repentinos?
Falta de ar, dor súbita no peito e desmaio. Quando se fala em problemas cardíacos, essas são as imagens mais comuns que nos vem à mente. Em alguns casos, os sintomas podem ser repentinos assim.
Porém, a maioria das doenças do coração se desenvolve ao longo do tempo e os chamados ataques podem ser, na realidade, o resultado de algo que já estava se manifestando antes.
Os sinais mais sutis dos problemas cardíacos podem ser confundidos com outras questões mais costumeiras, como a falta de condicionamento físico, uma simples indisposição ou até mesmo a ansiedade.
Por isso, é fundamental estar atento aos sinais do corpo, consultar o médico cardiologista e realizar os exames necessários para detectar, precocemente, as alterações no funcionamento do coração.
Agora vamos falar dos sinais
#1. Dor no pescoço e no maxilar
Raramente se associam aos problemas cardíacos os incômodos nessas regiões, sendo pouco valorizados. No entanto, são importantes, pois podem indicar a obstrução das artérias e progredir para um infarto do miocárdio.
#2. Urinar várias vezes durante a noite
Pode ser um sintoma de insuficiência cardíaca levantar para urinar muitas vezes durante a noite, de forma diferente do habitual. Chamado de nictúria, o hábito de fazer xixi à noite pode estar relacionado a uma maior retenção de fluidos, já que a circulação não está funcionando a contento. Dessa feita, o líquido acumulado é eliminado através da urina.
#3. Sensação de frio constante nas mãos e pés
A constante sensação de frio nas extremidades é outro sinal de insuficiência cardíaca. Isso sucede porque o corpo prioriza o direcionamento do sangue para o cérebro e outros órgãos vitais, irrigando menos as mãos e os pés.
#4. Dores no estômago, falta de apetite e náuseas
À primeira vista, esses sintomas estão relacionados a gastrites e úlceras e outros problemas do sistema digestivo. Mas os sinais não se restringem a essas doenças. Eles podem também ser um indício que uma pessoa está sofrendo de doença cardíaca.
Náuseas e falta de apetite podem ocorrer quando o funcionamento do coração no lado direito está comprometido pelo aumento da resistência das artérias pulmonares ou alguma alteração anatômica.
Os problemas do coração geram ainda acúmulo de líquidos em volta do fígado e o aumento do órgão e dos intestinos, interferindo no processo digestivo. Além disso, essa disfunção toda pode causar queimação e dores abdominais.
#5. Dores e inchaço nas pernas
Inchaço e dor constante nas pernas podem ser sintomas de doenças cardíacas, mais especificamente de insuficiência cardíaca. Os sinais surgem quando o coração não dá conta de bombear o sangue com pressão suficiente para o corpo inteiro.
Diante disso, há uma retenção de líquidos, resultando em inchaço e dores nas pernas, que padecem mais por causa da ação da gravidade. Em alguns casos, esses sintomas podem vir acompanhados de forte falta de ar ao tentar dormir ou praticar exercício físico;
#6. Gengivas inchadas, com ferida ou sangramento
Como referimos anteriormente, o coração está presente em todo o organismo, inclusive na boca. Aqui, quando não tratados adequadamente, machucados na boca ou problemas na gengiva irão atingir o sistema cardio-vascular.
De forma crônica, os machucados na boca podem inflamar as artérias do corpo, principalmente as coronárias, desencadeando doenças cardíacas.
Por isso, é importante ficar alerta quando há muito sangramento da gengiva e quando um machucado é recorrente. É preciso cuidar de maneira adequada para não afetar a saúde coronariana.
#7. Suor frio ou intenso
Sudorese intensa ou suar frio podem ser indícios de infarto agudo do miocárdio. Esses sintomas são bastante comuns em diabéticos, que fazem uso de insulina para o controle da hiperglicemia e acabam tendo quadros de baixa concentração de glicose no sangue (hipoglicemia).
Mas esses sintomas podem também ter a sua causa cardio-vascular, sendo necessário um parecer médico para diagnosticar a causa desses sinais.
#8. Fadiga
Sentir falta de ar ao realizar atividades corriqueiras, como caminhar, não é normal e deve ser considerado como um sinal do corpo. O cansaço e a fadiga constantes são sinais de um coração fraco, que não está tendo a capacidade de bombear o sangue de forma eficaz para os músculos e pulmões.
Entre as patologias cardio-vasculares que podem estar por detrás da fadiga, podemos citar: hipotensão arterial (pressão baixa). insuficiência cardíaca em fase inicial, arritmias e doenças valvares, que são o grupo de anomalias ou deficiências nas valvas do coração – aórtica, mitral, pulmonar e tricúspide.
#9. Tosse noturna
Aquela tosse insistente ao deitar para dormir pode ser o coração dando um alerta. Isso acontece no caso dele não estar trabalhando corretamente e ocorrer um aumento do retorno de sangue para os pulmões ao deitar. Esse retorno causa congestão pulmonar e estimula a tosse.
#10. Tonturas e desmaios
Tonturas, desmaios e até uma síncope são sinais comuns de doenças do coração, que ocorrem quando há diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro. Podem ser causados por estreitamento da válvula aórtica e ocorrem, principalmente, durante uma situação de stress ou esforço físico. As arritmias cardíacas também podem causar a perda de consciência.
Quais pessoas têm mais risco de desenvolver problemas cardíacos?
Depois que falamos de alguns sinais de alerta para as doenças do coração, convém destacar o perfil dos indivíduos mais aptos a desenvolvê-las e que devem ter uma atenção redobrada com sua saúde. São pessoas que possuem
- Obesidade
- Alimentação rica em açúcar e gorduras
- Diabetes descontrolada
- Pressão alta descontrolada
- Colesterol alto
- Sedentarismo
Como prevenir as doenças cardíacas?
Por último, para proteger o coração e garantir o seu bom funcionamento, o cuidado e a prevenção são ações fundamentais. Se você não quer ter problemas com o seu coração:
- Tenha uma alimentação saudável, com verduras, legumes e frutas
- Pratique exercício físico regularmente
- Tenha um tempo livre para relaxar, meditar, fazer coisas que proporcionem prazer
- Consulte regularmente o Médico Cardiologista
- Faça check up de exames do coração.
Por isso, não descuide, fique atento e, ao perceber os sinais, procure orientação médica.