O mioma é uma espécie de tumor benigno que se forma no tecido muscular do útero, sendo relativamente comum e, na maior parte dos casos, não provoca sintomas.
No entanto, algumas mulheres podem ter dificuldade para engravidar, cólicas e sangramentos. Nesse caso, pode evoluir para um problema mais sério, como a anemia.
O ginecologista pode recomendar um tratamento segundo as características do mioma, podendo recomendar medicação que alivie os sintomas. Nos casos mais graves, pode inclusive ser necessário a retirada do mioma ou até mesmo do útero.
As causas do mioma não estão bem estabelecidas, no entanto, ele quando se multiplicam de forma desordenada as células do tecido muscular que formam o útero.
O mioma costuma aparecer em mulheres em idade fértil e regredir após a menopausa, por isso é possível que esteja relacionado às alterações hormonais da mulher. Os sintomas também podem surgir com mais frequência em mulheres que se submetem ao tratamento de reposição hormonal.
As mulheres que têm mais chances de ter o mioma são:
- Mulheres que não têm filhos
- Mulheres obesas
- Que possuem alimentação rica em carnes vermelhas e pobre em vegetais
No Brasil, é um problema grave, pois estima-se que 70% das mulheres adultas sofrem com o problema, sendo que cerca de 300 mil perdem o útero todos os anos como consequência da doença;
Os fatores de risco do mioma são hereditários e estar associados ao alcoolismo e ao tabagismo.
Além de sangramentos anormais, o mioma uterino ainda pode causar
- Dores na região pélvica
- Micção frequente e dificultada
- Menstruação com sangramento mais intenso e prolongado
- Prisão de ventre
- Dores nas relações sexuais
Por mais que seja rara a evolução do mioma para estados cancerosos, as dores e o desconforto exigem tratamento imediato.
Tratamento convencional do mioma uterino
O tratamento médico convencional pode envolver consumo de hormônios, quimioterapia e radioterapia, que desencadeiam uma série de efeitos colaterais extremamente prejudiciais ao corpo.
Por isso é importante buscar por terapias complementares que melhorem a qualidade de vida das mulheres que sofrem com a condição.
Foi pensando nisso que selecionamos 2 chás específicos para o problema.
São dois chás naturais caseiros para combater o mioma.
- Erva Unha de Gato
- Erva Uxi-Amarelo
Os chás devem ser feitos em separado, um tomado pela manhã e o outro à noite.
Modo de Preparo
Fazer os dois chás na proporção de uma colher de erva para 500 ml de água.
Ferver a água e deixar a erva em infusão por 5 minutos.
Depois é só beber.