Facebook Twitter Instagram
    Portal Beleza
    • Unhas Decoradas
    • Makeup
    • Penteados
    • Emagrecer
    • Alimentação saudável
    Portal Beleza
    Dicas Práticas

    8 coisas que as nossas unhas podem dizer sobre a nossa saúde

    sashaBy sashaNenhum comentário4 Mins Read

    As unhas tem funções muito importantes e não são simplesmente para decorar. Elas cumprem uma função de defesa dos tecidos, para coçar e, muito importante, são como um termômetro do nosso bem-estar geral. Ou seja, elas podem indicar sintomas de desnutrição, doenças graves e infecções.

    As unhas são camadas de queratina – portanto, tem sabor adocicado – e são compostas de várias camadas, a começar pela lâmina ungueal, que se origina no leito ungueal, embaixo da unha. Ela é a camada visível e dura, que oferece a proteção.

    Sob a placa ungueal, na base das unhas, temos aquela ‘meia-lua branca’, que se chama de lúnula. O tecido sobre a base da unha é chamado de cutícula. A dobra da pele nas laterais da unha é a paroníquia.

    As unhas das mãos crescem de 2 a 3 milímetros por mês enquanto as do pés, apenas 1 milímetro. O crescimento é mais rápido no verão e a as unhas da mão dominante crescem mais.

    Algumas doenças podem ter o seu sinal de alerta enviados pelas unhas. A saber:

    1 – Distúrbios de tireoide

    Alterações nas unhas também podem indicar problemas na tireoide, par além das alterações de peso. Com o hipertireoidismo, surge a chamada Unha de Plummer, quando as unhas descolam do leito ungueal. É grave por que pode haver acúmulo de bactérias e fungos, levando a infecções. Unhas arredondadas e côncavas, que parecem deslocadas do leito, também podem indicar hipotireoidismo.

    01

    2 – Problemas cardiovasculares

    As unhas também podem dar sinal de que você tem problemas cardiovasculares. Linhas de sangue finas e vermelhas sob as unhas são as chamadas ‘hemorragias por estilhaço’, o que pode ser uma infecção na válvula cardíaca, a endocardite, ou sinais de danos nos vasos sanguíneos, a vasculite. Em geral, são hemorragias subcutâneas causadas por coágulos que danificam os capilares pequenos.

    02

    As unhas de tambor, com dedos e unhas arredondados, também significam anomalias congênitas do coração. O leito ungueal é mais largo também nessa caso. Unhas azuladas, pálidas, em ‘forma de colher’ também podem ser problemas no coração.

    02a

    3 – Ansiedade e stress

    Roer unhas pode ser apenas passatempo mas também pode ser nervosismo, ansiedade ou stress. Se for apenas um hábito, deve se manter sob controle pois pode levar a infecções. Os homens devem mantê-las bem aparadinhas e,as mulheres, pintar com esmalte ou base para evitara tentação. Se ela persistir, é bom procurar um médico.

    Em alguns casos, é classificado como um transtorno do controle dos impulsos. Se, juntamente a pessoa arrancar os cabelos, é bom procurar ajuda para uma terapia comportamental.

    03

    4 – Diabetes

    A coloração amarela pode ser causada pelo esmalte mas também pode ser diabetes, se demorar mais tempo a desaparecer. A diabetes amarela a pele mas é na unha em que mais se nota.  A glucose se liga com as proteínas de colágeno na unha, que sofre a mudança de cor. Se ainda tem aumento de sede e urina, vá ao médico o mais rápido possível.

    04

    5 – Problemas pulmonares

    Unhas azuis e lábios igualmente azuis pode ter como causa problemas pulmonares, como hemoglobina baixa, asma, pneumonia e bronquite. Também podem ser problemas do coração. Está mais que na hora de procurar um especialista.

    05



    6 –Artrite reumatoide

    Geralmente, a artrite é associada à idade,uma doença dolorosa que afeta os idosos, mas há mais de 100 tipos de ocorrências que são também artrites, com reflexo no estado das unhas.

    • Unhas fracas por déficit de selênio pode ser osteoartrose
    • Artrite psoriática faz as unhas ficarem amarelas
    • Quando a pele incha na base da unha, pode ser doenças que afetam o tecido conjuntivo, como o lúpus
    • A perda das unhas é a característica da doença de Kawasaki
    • Artrite reumatoide afeta as articulações de mãos e pés, joelhos e cotovelos e as unhas ficam vermelhas por causa do medicamento prednisona para a doença

    06

    7 – Deficiências nutricionais

    Para ter pele e unhas saudáveis, você precisa se alimentar bem e isso inclui alimentos ricos em ômega 3, ferro e proteínas magras. Baixos níveis de ferro e proteína refletem nas unhas que, se estiverem um pouco esbranquiçadas, pode ser anemia.

    07

    8 – Infecções

    Coceira, vermelhidão e a pele dolorida dizem que algo não bate bem. Fungos, bactérias, verrugas virais causam problemas de saúde que, mesmo que não sejam tão graves, precisam ser vistos por um médico, pois pode afetar a imunidade. Fungos são difíceis de tratar e são os casos mais comuns, onde o tratamento e longo e com ajuda de medicação. Muitas vezes, as unhas só ficam boas depois de um ciclo de crescimento.

    Bactérias podem ocasionar até mesmo a perda das unhas enquanto vírus provocam verrugas ao redor e inclusive debaixo da unha. Essas infecções podem ser evitadas com cuidados de higiene e não partilhando tesourinhas ou cortadores de unha,pois são objetos de uso pessoal.

    08

    Previous ArticleReceita caseira para o cabelo crescer muito mais em apenas 2 semanas
    Next Article 5 transformações de pessoas com vitiligo que comprovam o poder da maquiagem

    Relacionados:

    Conheça o remédio caseiro para verrugas

    16 usos do bicarbonato que pouca gente conhece

    Óleo de Rícino: barato e bom para reumatismo, cabelo, pele, inflamações

    Comments are closed.

    Portal Beleza © 2014 - Todos os Direitos Reservado - Política de Privacidade - Contato

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.