Lavar as partes íntimas da mulher com chá de orégano é excelente para combater coceiras e fungos, como a cândida.
Esse tratamento natural faz parte da medicina popular e natural, que vem desde os tempo de nossas avós e bisavós.
O procedimento é bem simples: jogue um punhado de orégano em 250 ml de água fervida, tampe o vasilhame e deixar amornar.
A seguir, você terá que coar o chá e colocá-lo ainda morno, numa temperatura que não vá queimar sua pele, que seja suportável ao toque. Porém, o chá não deve estar frio.
Feito isso, lave suas partes íntimas em movimentos rápidos, com delicadeza para não machucar, até a água da infusão ficar quase fria.
O melhor lugar para o procedimento é no box, com a mulher ficando em cócoras. Ou, se a bacia for grande, sentada dentro da bacia.
As mulheres que não conseguirem fazer dessa forma, por problemas na coluna, podem sentar no vaso sanitário e jogar o chá aos poucos com uma jarra. No entanto, é preciso ter cuidado para a água do vaso não bater na pele.
Feito o procedimento, é só enxugar levemente, e depois dormir sem a calcinha.
Sim, isso mesmo, dormir sem a calcinha. Os especialistas hoje recomendam que as mulheres devem dormir SEMPRE sem a calcinha, justamente para não desenvolver fungos na região íntima, principalmente aquelas que sofrem muito com o problema. E, durante o dia, para não ter problemas, usar calcinhas de algodão, para ventilar a região, pois os fungos adoram lugares quentes e úmidos.
A lavagem das partes íntimas com chá de orégano deve ser feita no mínimo por uma semana e todas as noites. Para acelerar o processo de cura, outra dica boa é a ingestão de uma xícara de chá de orégano (pode ser também cravo-da-índia) toda noite antes de dormir.
No caso, se for chá de cravo-da-índia, a dosagem é outra: 1 colher de sopa para 1/2 litro de água, mas o modo de fazer é o mesmo.
Cuidados para evitar fungos
- A higiene pessoal deve ser feita sempre da frente para trás, ou seja, da vulva para o ânus, jamais ao contrário, para evitar levar micróbios para a região íntima.
- Evitar tomar banho em banheira.
- Evitar calças apertadas e meias e roupas íntimas sintéticas.
- Efetuar uma perfeita higienização durante o banho.
- Lavar as roupas íntimas com água fervente e sabão.
- Não usar toalhas e roupas de outras pessoas.
- Passar as roupas íntimas com ferro.
- Usar sempre calcinhas de algodão.
- Utilizar sabonete, absorvente e papel higiênico neutros.
- Secar bem todo o corpo após o banho.
Este é um blog de dicas sobre tratamentos caseiros e naturais. A informação nele contida não substitui a opinião de um especialista. Consulte sempre o médico.