As aftas são pequenas úlceras não muito profundas que podem surgir em diversos pontos da boca, como a parte interna dos lábios, na língua, na parte interna da bochecha e inclusive na gengiva.
Essas úlceras podem causar bastante dor e incomodar muito os pacientes durante a ingestão de alimentos, por exemplo. Além das úlceras na boca, as aftas podem inclusive causar febre e fadiga.
Curiosamente, os homens sofrem mais com aftas do que as mulheres.
As aftas costumam desaparecer naturalmente depois de um determinado tempo. Porém, se uma afta permanecer na boca de uma pessoa por um período maior que 3 semanas, é preciso então procurar ajuda médica com o objetivo de determinar se a afta não representa um sintoma ou sinal de alguma condição mais grave no organismo.
O que causa as aftas?
São inúmeras as causas. Elas podem surgir na sequência de um enfraquecimento do sistema imunológico ou podem ser a consequência de um período onde a pessoa passou por momentos de grande estresse e ansiedade.
As aftas podem também ser resultado de algum trauma na boca, como uma mordida na bochecha ou na língua, ou até mesmo depois de alguma cirurgia na boca, como, por exemplo, a extração do dente do siso.
Elas também podem ser o resultado de doenças inflamatórias e problemas gastrointestinais.
Para ajudar com esse problema, trazemos aqui duas receitas caseiras que irão diminuir a dor e acelerar o processo de cura;
O alívio dos sintomas será instantâneo com esse banho bucal, ajudando a uma recuperação mais rápida.
Para a primeira receita, você vai precisar de:
- Um pouco de peróxido de hidrogênio
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio
- 1/2 copo de água.
Que Fazer
Bochechar com esta solução 4 vezes ao dia.
A outra receita é bem simples e você vai bochechar com uma solução de aspirina.
Dilua duas aspirinas em um copo de água morna faça o bochecho.
As duas receitas irão ajudar no processo de cura e alívio rápido da dor e do incômodo.