O inchaço abdominal é uma verdadeira dor de cabeça. Pode ter mutas causas e, inclusive, ser sintoma de alguma doença. A principal razão é uma rotina de alimentação desequilibrada. Aprenda como diminuir o inchaço a seguir.
Como diminuir o inchaço
A retenção de líquidos é a causa mais comum para o inchaço – excesso de água no organismo – o que faz inchar principalmente a barriga, pés, mãos, coxas, tornozelos e os seios.
Outras causas do inchaço é a famigerada flatulência, que é o acúmulo de gases no intestino, causada pela famosa prisão-de-ventre.
Veja alguns hábitos saudáveis para diminuir o inchaço.
Toda e qualquer bebida com gás, principalmente os refrigerantes, devem ser evitados por quem sofre de inchaço na região abdominal. O gás do refrigerante potencializa ainda mais quem sofre com o inchaço. Além do mais, são ricos em sódio, o vilão do barrigão inchado.
Alimentos geradores de gases
Certos alimentos são mais difíceis para serem digeridos pelo nosso corpo e essa digestão se dá através de um processo fermentativo. Brócolis, repolho, couve-flor, batata-doce, leguminosas em geral, cebola, leite e alimentos ricos em açúcar. Feijão com ovo é certeza absoluta de inchaço e muitos gases na região abdominal.
Reduza o sódio da dieta
Alimentos com muito sódio retêm a água no corpo, causando o terrível inchaço. Evite colocar sal em refeições já prontas e alimentos industrializados, conservas e embutidos. Alerta vermelho: Coca-cola, campeã em sódio é açúcar refinado
Equilíbrio entre fibras e líquidos
Uma dieta rica em fibras contribui para o inchaço se não for acompanhada de líquidos. Isso porque o excesso de fibras se acumula no intestino provocando o tal de inchaço. A quantidade mínima de fibras recomendada é de 30 gramas ao dia e dois litros de água em média.
Não seja uma “exagerada”
Exagerar nas refeições contribui muito para o inchaço porque dificulta a digestão. Grandes refeições também causam o alargamento do estômago, o que faz com que a sensação de saciedade demore a aparecer
Mastigue bem a comida
O que acontece quando você come muito rápido é que os alimentos não focam bem mastigados, o que atrapalha a digestão. O bolo fecal chega ao intestino não totalmente digerido, o que provoca o inchaço.
Aposte nas proteínas magras
Proteínas com baixo teor de gordura são uma espécie de diurético natural, pois ajudam a expelir os líquidos em excesso. Para serem digeridas, as proteínas produzem um sub-produto tóxico, como a ureia, que precisam ser eliminados pela urina. No entanto, o consumo desse alimentos deve ser moderado para não suceder uma super-produção desses componentes tóxicos.
Beba muito chá
Os chás ricos em cafeína azem você urinar com mais frequência, eliminando o excesso de líquidos e toxinas, limpando o organismo e eliminando o inchaço. Os mais recomendados são o chá verde, cavalinha, cabelo de milho, alfafa e dente-de-leão.