As pessoas que sofrem e lutam contra o câncer dariam qualquer coisa para prevenir a doença.
A boa notícia é que todas as etapas que os pacientes com câncer seguem após o tratamento bem-sucedido para prevenir a recidiva, também são eficazes para pessoas saudáveis.
É o que diz o médico norte-americano Dwight McKee, especialista certificado em pesquisa, tratamento do câncer e nutrição saudável.
McKee sugere seguir regras simples. É necessário não apenas ler essas regrinhas, mas prometer a si mesmo de que irá segui-las por muito tempo.
Como um médico que enfrenta e luta contra o câncer todos os dias, Dwight McKee afirma que seus conselhos realmente funcionam – não apenas para seus pacientes, mas para qualquer um que deseja evitar o câncer.
1. Livre-se do estresse
O estresse crônico suprime seu sistema imunológico e estimula infecções, alimentando o câncer. Você precisa encontrar uma maneira agradável de aliviar o estresse, seja ela qual for – ioga, caminhada ao ar livre, meditação, sexo, coleção de borboletas. O segredo está precisamente em obter prazer: se esta ou aquela atividade é repugnante para você, logo você a abandonará.
2. Cuidado com o mofo
“As micotoxinas e aflatoxinas encontradas nos fungos são os carcinógenos mais conhecidos do mundo”, diz o Dr. McKee. Se você tiver um cano vazando em sua casa, ou um vazamento no banheiro ou no porão e sentir cheiro de mofo, não hesite em chamar especialistas que verificarão se há mofo em sua casa.
3. Sue adequadamente
Segundo pesquisa da Universidade de Nebraska (EUA), ir à academia ajuda a prevenir e vencer o câncer. Os cientistas estudaram os dados de 16 pacientes com câncer que venceram a doença – antes e depois de três meses de treinamento. Eles compararam o número de células imunes saudáveis que são capazes de resistir ao câncer e células que não são mais capazes de tais ações. Descobriu-se que estes últimos eram a maioria no período anterior ao treinamento, enquanto três meses depois o número de células “ruins” diminuiu 15%.
4. Dê uma mãozinha
Há evidências científicas de que, ao dar ajuda altruísta a outras pessoas (por exemplo, como voluntário), você aumenta a funcionalidade do seu sistema imunológico. “É muito importante e saudável estar constantemente fazendo algo que lhe dê satisfação”, diz McKee. “E não há nada mais adequado do que a ajuda desinteressada às pessoas”.
5. Consuma vitaminas
Você provavelmente está cansado de ouvir sobre isso, mas a vitamina D é muito importante para o corpo em geral – e para a prevenção do câncer em particular. O problema é que você provavelmente não está recebendo o suficiente. Você pode corrigir a situação passando mais tempo ao ar livre – 10 minutos extras à luz do dia são suficientes. No entanto, quanto mais próximo do inverno, mais escuro o sol, então você terá que consumir alimentos ricos em vitamina D – peixes oleosos, por exemplo.