Desenvolvida pelo americano Linus Pauling, a dieta ortomolecular tem por objetivo restaurar o equilíbrio do organismo através da ingestão de alimentos. É uma dieta individual, que mapeia as necessidades nutricionais de cada pessoa e é fácil de ser seguida: a alimentação é variada e não há restrição de grupos alimentares.
Tudo sobre a dieta ortomolecular
Famosa entre as celebridades, a dieta começa com com uma ida ao nutricionista. Com a ajuda de um exame que se chama mineralograma capilar – uma análise dos fios de cabelo – e de um exame de sangue, é possível descobrir quais aminoácidos e vitaminas estão em falta no organismo.
Com o resultado do exame em mãos, o médico vai poder traçar um planejamento alimentar e indicar quais suplementos poderão ser adicionados à dieta.
VEJA TAMBÉM: Eliminando estrias em casa

A dieta proíbe alimentos industrializados, carboidratos refinados e carnes vermelhas
Cardápio
A variedade é grande. A dieta leva em conta não apenas a ingestão de carboidratos, calorias, proteínas e gorduras, mas também os minerais, fibras, vitaminas, antioxidantes. Os alimentos tem que ser o mais natural possível, frutas e verduras orgânicas, livre dos venenos dos adubos e pesticidas. O frango tem que ser aquela galinha caseira, pois frango de supermercado cheio de anabolizantes não é um alimento. O pão só pode ser integral, de preferência feito em casa, pois nos supermercados brasileiros inexistem pães e bolachas integrais. Não caia nessa. É tudo fake.
Proibições
Varia de pessoa para pessoa, mas, no geral, devem ser excluídos da lista os seguintes alimentos:

Não esqueça jamais: açúcar refinado e margarina são os dois maiores venenos que existem. Manteiga e leite de vaca também devem se cortados. Produtos industrializados nem pensar. E muito menos álcool.
Vantagens
Desenvolve hábitos alimentares saudáveis e necessita do acompanhamento de um médico, que vai estar de olho na sua saúde. É uma dieta à medida das suas necessidades.
Desvantagens
É uma dieta cara. os produtos orgânicos são mais caros (não deveriam ser). Essa medicina ainda não foi reconhecida no Brasil. A grande discussão é o uso de suplementos de vitaminas e minerais. Por isso, não se esqueça de consultar seu médico.
VEJA TAMBÉM: Dieta sem glúten – para emagrecer rápido
Veja o que é a terapia ortomolecular