Conheça a Dieta Paleolítica

0
<

Você já pensou o que seria comer o mesmo que comiam os povos dos tempos das cavernas? Uma dieta que permite comer carne vermelha com gordura, acompanhada de muitos vegetais? Pois essa é a dieta paleolítica queridinha dos astros de Hollywood e vem conseguindo bons resultados entre os famosos.

Dieta Paleolítica

A Dieta das cavernas, ou Dieta do paleolítico, foi formulada nos anos 70 mas tem vindo a ganhar popularidade nos dias atuais. Foi criada pelo gastroenterologista Walter Voegtlin e hoje é muito popular nos Estados Unidos e na Europa.

VEJA TAMBÉM: Alimentos que sabotam a sua dieta

No ano passado, um dos grandes defensores da dieta, Loren Cordain, da Universidade do Colorado, lançou o livro “The Paleo Diet”, ainda não lançado no Brasil, que ensina a emagrecer com as dicas alimentares dos homens e mulheres da pré-História.

Dieta Paleolítica

A dieta paleolítica é baseada na medicina darwiniana, que entende que nós estamos histórica e geneticamente já adaptados para a alimentação de nossos ancestrais pré-históricos. Os defensores da dieta argumentam que o corpo humano não evoluiu e não acompanhou a mudança dos hábitos alimentares.

Assim sendo, os adeptos da dieta comem apenas aquilo que se pode caçar, matar, tirar ou colher da terra. As refeições são compostas de carnes, vegetais e frutas.

Contrariamente ao que se afirma atualmente, a dieta paleo recomenda que se alterne períodos de refeições fartas com jejum, pois assim era a vida naquele tempo. Os únicos carboidratos permitidos são os provenientes das frutas. Cereais, trigo e soja, principalmente, estão proibidos.

VEJA TAMBÉM: 10 cereais para a dieta

Dieta Paleolítica

O grande efeito da dieta é e perda de 2 a 8 kg em três semanas, para além do aumento da energia, fortalecimento do sistema digestivo, diminuição dos níveis de estresse e outras doenças. Os detratores da dieta dizem que a restrição definitiva de carboidratos e açúcares podem causar danos na saúde.

 

<

Comments are closed.