Inflamações, dificuldades na circulação sanguínea, pressão nos nervos e abuso de bebidas alcoólicas são algumas das causas mais comuns para o surgimento de dormência/formigamento nos braços e/ou mãos. No entanto, esse tipo de formigamento pode ser sinal de enfermidades mais graves, como infarto, esclerose múltipla, AVC e diabetes.
Os braços e as mãos são partes do corpo onde há um grande número de terminações nervosas, o que permite sentir objetos e alterações de temperatura ou fazer movimentos mais delicados. Por isso que qualquer alteração pode afetar esses nervos e provocar dormência.
Em todo caso, se o formigamento se prolongar por muitos dias ou a dormência surgir associada a outros sintomas, como dor no peito, dificuldade para falar ou cansaço extremo, é melhor procurar um médico urgentemente.
1. Alterações na circulação
Doenças circulatórias nas artérias e veias podem estar na origem da dormência nas mãos e também nos pés.
2. Pressão nos nervos
Os nervos dos braços tem origem na medula, chegando até às mãos e dedos. Nesse trajeto, eles podem estar sendo pressionados por uma hérnia de disco, artrose da coluna, infecções ou tumores na coluna.
3. Enxaqueca com aura
Dormência nas mãos, pernas ou boca, além de alterações na fala, na visão, ou até fraqueza nos membros, são sintomas que podem preceder as crises de enxaqueca.
4. AVC
Um dos primeiros sintomas do AVC é a sensação de dormência num braço ou mão.
5. Esclerose Múltipla
Alguns sintomas da esclerose múltipla incluem formigamento em várias partes do corpo, que pode estar acompanhado da sensação de queimação, falhas de memórias, cansaço extremo e perda de força.
6. Deficiência de vitaminas
A dormência em diversas partes do corpo, acompanhada de outros sintomas como irritabilidade, alterações psicológicas e cansaço, pode ser causada pela deficiência de determinadas vitaminas, principalmente as vitaminas B12, B6, B1 ou E.
7. Enfarte
A dormência no braço esquerdo, ou mais raramento no braço direito, pode ser um sinal de enfarte, principalmente quando estiver acompanhada de outros sintomas como mal estar, suor frio, falta de ar e dor no peito.
8. Diabetes
Como há uma redução do fluxo de sangue, um dos sintomas é o formigamento nos membros superiores e/ou inferiores.