Em Pantanal, Juma ficará grávida de Jove. Porém, prestes a dar à luz, ela será surpreendida por um misterioso pistoleiro que ameaçará matar ela e o bebê quando nascer.
Sempre muito esperta e agressiva a Marruá aproveitará um momento de distração do malvado e, se transformará em onça e o matará na dentada.
Assim que começar a sentir as primeiras contrações, ela decidirá retornar a tapera para dar à luz em paz. A essa altura, ela e Jove já estarão morando na fazenda de José Leôncio.
Mas, ao chegar na tapera, ela vai encontrar Teodoro, um pistoleiro contratado por Tenório para matar toda a família de José Leôncio.
O criminoso passará a fazer ameaças contra Juma com uma faca e falará que vai esperar a criança nascer para dar fim na vida dos dois.
Nesse momento, ela entrará em desespero, mas se manterá em alerta para conseguir atacar o assassino na primeira oportunidade.
De repente, Maria Marruá, que está no corpo de uma onça, passará a rugir ao redor da tapera, causando medo no pistoleiro.
Ele então resolverá fechar as janelas e portas da casa. Juma, por sua vez, aproveitará a distração do homem para avançar por cima dele de surpresa como uma feroz onça e matá-lo a dentadas.
Já no dia seguinte, Tibério e Muda irão até a tapera e encontrarão Juma carregando o corpo do homem todo ensanguentado e já sem vida.
Ela falará que está levando o “mardito” para o rio para dar para as piranhas comê-lo.
Durante a noite, Juma começará a sentir contrações mais fortes e, assim como sua mãe, ela terá sua filha na beira do rio ao lado do Velho do Rio.
As cenas estão previstas para irem ao ar somente na reta final da trama global.