Depois que Cláudia Raia anunciou sua gravidez nas redes sociais, de que será mãe pela terceira vez, muitas pessoas levaram um susto. Isso porque a atriz tem 55 anos e conseguiu engravidar. Mas como isso aconteceu? Vamos ver a seguir
De recordar que a atriz é mãe de Enzo, de 25 anos, e Sophia, de 19, fruto de seu relacionamento com Edson Celulari.
No anúncio da gravidez, Cláudia Raia até ensaiou, Jarbas Homem de Mello, que é ator e cantor, uns passos de sapateado para comemorar a chegada do novo membro da família.
Segundo o colunista Léo Dias, do portal Metrópoles, Claudia Raia havia congelado seus óvulos há cinco anos, numa altura em que a atriz teria manifestado o seu desejo de ser mãe pela terceira vez, com o seu novo marido.
No entanto, no stories do Instagram, a atriz alegou que foi pega de surpresa, dando a entender que essa é uma gravidez natural, sem ajuda da ciência.
De acordo com o especialista em reprodução assistida, o médico Marcos Sampaio, que é diretor da Clínica Origen, em Belo Horizonte, a técnica de congelamento de óvulos tem cada vez mais sido utilizada pelos casais que querem ter filhos.
“Com o empoderamento da mulher, especialmente aquelas que vivem nos grandes centros urbanos, a gravidez acaba ficando para mais tarde, até que elas obtenham sucesso na carreira”, disse o especialista.
“Muitas dessas mulheres optam por congelar os óvulos por não desejarem ser mães naquele momento, mas deixando a possibilidade em aberto de engravidar mais tarde”, explicou.
No caso dos óvulos congelados, a técnica utilizada é a fertilização in vitro (FIV). Nessa técnica, óvulos e espermatozoides são fertilizados em laboratório. Os embriões selecionados são transferidos para o útero e o processo de gestação ocorre a seguir.
A percentagem de sucesso irá variar segundo a qualidade e a quantidade de embriões fertilizados.
No caso de mulheres até 35 anos, as chances chegam a 45% por meio de tratamento, onde são coletados geralmente de 12 a 15 óvulos. Aos 40 anos de idade, essa taxa cai para 25%, o que faz com que muitos casais nessa faixa etária optem pela fertilização in vitro.
O especialista disse que a maior preocupação das mulheres que ficam grávidas após os 50 anos é com a obesidade. “A gravidez após os 50 anos tem tudo para dar certo”, finalizou.
De recordar que isso tudo é especulação, pois a atriz não revelou se ela engravidou naturalmente ou não.
Ver essa foto no Instagram