Essa é a história de uma jovem de 15 anos que queria muito colocar um piercing na sobrancelha mas tudo acabou em uma grande tragédia. Apesar da mãe e sua família não concordarem com a vontade garota, Izabela Eduarda de Souza resolveu colocar o objeto por conta própria. Para colocar o malfadado piercing, ela pediu a ajuda de uma amiga.
Apenas três dias depois de colocar o piercing, a adolesente começou a sentir os primeiros sintomas: irritação e o olho inchado. Então, a família de Izabela levou-a ao hospital municipal de Engenheiro Caldas, em Minas Gerais. Na unidade médica, foi-lhe diagnosticada uma pneumonia. Mas a coisa começou a ficar feia quando ela sofreu quatro paradas cardíacas.
Com o agravamento do seu quadro de saúde, Izabela foi levada ao hospital de Governador Valadares, onde ficou internada por uma semana. Mas durante esse tempo, o seu estado de saúde piorou bastante e ela acabou morrendo. Segundo os médicos, se ela tivesse sobrevivido, correria o risco de ficar cega do olho onde o piercing foi colocado. A família da jovem ficou muito abalada com a morte dela por um motivo tão banal.
Morte por sepse
Que o caso ocorrido com a adolescente mineira sirva de alerta aos jovens do Brasil. Apenas um profissional qualificado deve colocar um piercing. O perigo de fazer uma coisa dessas em casa é demasiado grande e pode levar a uma infecção generalizada – sepse. Anualmente, cerca de 11 milhões de pessoas morrem por causa de sepse no mundo inteiro.
A sepse acontece quando o organismo tem uma resposta exagerada a uma infecção. No caso da jovem de Minas Gerais, provavelmente o piercing infeccionou a região onde foi colocado, evoluindo para a sepse. A sintomas da doença são febre, confusão mental, diminuição da urina, pressão baixa, respiração rápida, fraqueza e taquicardia. Para o tratamento adequado, é fundamental ir ao hospital nas primeiras 24 horas. A evolução da infecção é muito rápida e pode causar a morte.
Veja também: Choque séptico: saiba o que é esta doença