A pele humana possui muitas funções muito importantes. Umas das principais é a proteção do nosso corpo contra patógenos, atrito e perda excessiva de água.
A pele se auto-regenera em caso de ferimentos, também atua na sua termo-regulação e inclusive crescem pelos e cabelos sobre ela.
No entanto, às vezes ocorrem alguns problemas, como é o caso dos pelos encravados ou inflamados. Isso acontece quando os pelos, em vez de crescerem sobre a pele, eles se enrolam e crescem abaixo da pele.
Esse crescimento para dentro da pele pode ocorrer em várias partes do rosto, como a virilha, nas pernas, nas axilas, no rosto e, inclusive, no couro cabeludo.
Se na sua pele aparecem inchaços vermelhos e doloridos, semelhantes a espinhas, especialmente no local onde crescem os pelos da barba, pode ser foliculite, uma inflamação nos folículos, que é onde crescem os pelos e cabelos. Os folículos existem em toda a superfície da nossa pele, com exceção dos lábios, palmas da mão e solas dos pés.
Um bloqueio no folículo ou inclusive uma bactéria podem deixar os folículos vermelhos e inchados. Na maioria dos casos, a pele ao redor do pelo encravado pode causar coceira e dor, além de deixar a pele com uma cor mais escura.
Inflamação nos pelos: o que fazer para resolver o problema
Qualquer pessoa pode ter uma inflamação nos pelos, independente da idade ou sexo. No entanto, pessoas com cabelos e pelos encaracolados, ou grossos, são mais propensas a sofrer com o problema. A inflamação raramente pode indicar problemas mais sérios de saúde. Na maioria dos casos, é apenas uma pequena inflamação.
Como resolver
Na maioria dos casos, não é preciso tratar pelos encravados. O problema geralmente se resolve por conta própria, sem precisar de tratamento. Se, com o passar dos dias, você perceber que os pelos não começaram a crescer, talvez seja preciso tomar alguns cuidados para acelerar a cicatrização.
Confira a seguir como prevenir o problema:
-
-
- Evitar barbear áreas ao redor do cisto, pois isso pode causar uma infecção com o contágio por bactérias
- Usar creme pós-barba para acalmar a pele
- Esfoliar a pele cuidadosamente
Tratamento caseiro para pelo encravado
Aplicar compressas de água morna por 10 a 15 minutos, pelo menos 3 vezes ao dia.
-
- Assim, que o pelo despontar acima da pele, esterilizar uma pinça e puxar cuidadosamente
- Não cutucar a área pois o rompimento da pele pode causar uma infecção.
-
Óleo de melaleuca mata as bactérias e reduz o inchaço
Misturar o óleo de melaleuca (tea tree) com água, para diluir o produto, e aplicar sobre a pele com uma bola de algodão .
O gel de babosa é outro produto que também reduz a inflamação, sendo um excelente cicatrizante natural.
Você também pode utilizar o vinagre de maçã no pelo inflamado ajudar a equilibrar o PH da pele ,o que ajuda a eliminar as bactérias.