Toda a verdade sobre o Ômega-3

0
<

Há três tipos de ácidos graxos: saturado, mono-insaturado e polinsaturado. O ômega-3 é gordura polinsaturada. Entre os benefícios mais conhecidos, estão a saúde cerebral e cardiovascular.

Os ácidos graxos são essenciais para a nossa saúde e o nosso organismo não produz. Essas gorduras possuem a nobre função de construir a camada lipídica da célula. Quando as membranas estão repletas do ácido, a célula funciona muito melhor.

Benefícios do ômega-3

É muito bom para o coração

O consumo do ômega-3 não funciona apenas como preventivo de distúrbios cardiovasculares. As vítimas de ataques cardíacos tem proteção contra novos problemas aumentadas em 30 por cento.

VEJA TAMBÉM: Como fazer uma trancinha estilo francês?

Um estudo do Centro para a Programação Fetal, no Statens Serum Institut de Copenhagen na Dinamarca, e publicado na revista da Associação Americana do Coração, demonstrou que mulheres que não tinham o peixe em suas mesas possuem 50 por cento a mais de chances de contrair problemas cardiovasculares. E as que comem peixes ricos em ômega-3 aumentam sua proteção em 90 por cento.

O arenque é o peixe mais rico em ômega-3

O arenque é o peixe mais rico em ômega-3

Baixa os níveis do colesterol

Esse ácido graxo modifica a composição química do sangue, aumentando o HDL (colesterol bom) e diminuindo o LDL (colesterol ruim). Também consegue reduzir os níveis de triglicerídios no sangue.

Regula a pressão arterial

O ômega-3 consegue reduzir a concentração de placas de gordura nas paredes arteriais, garantindo a flexibilidade de veias e artérias, e diminuindo o risco de hipertensão, aterosclerose, enfarte e derrames.

É bom para os olhos

Um ácido graxo essencial para a saúde da visão porque ajuda a recobrir a retina. A retina é importante porque é ela que envia ao cérebro o sinal luminoso que se transforma em imagem. O ômega-3 pode ser também um aliado importante contra a degeneração macular.

Bom para o cérebro

Esse ácido graxo atua na produção da bainha de mielina, um componente dos neurônios. Melhora a função cognitiva e aumenta a circulação cerebral, diminuindo os riscos de demência na velhice.

A sardinha está na segunda posição dos peixes mais ricos em ômega-3

A sardinha está na segunda posição dos peixes mais ricos em ômega-3

Contra a depressão

Portadores de depressão possuem baixos níveis de ômega-3. A sua ingestão aumenta a produção de serotonina, dopamina e noradrenalina , melhorando o bem-estar e o bom humor.

Artrite reumatoide

O ômega-3 tem altas propriedades anti-inflamatórias e funciona como um bloqueador da enzima que provoca a inflamação. É importante ressaltar que esse lipídeo auxilia no tratamento aliado a outros medicamentos.

Diabetes

O consumo de peixes ricos em ômega-3 está associado a uma menor incidência de diabetes tipo 2, diminuindo a concentração de glicose. Especialistas acreditam que o aumento desse ácido graxo nas células musculares melhora a sensibilidade à insulina.

VEJA TAMBÉM: Linda trança sobre trança: aprenda a fazer

Saiba mais sobre os benefícios do ômega-3

 

<

Comments are closed.