Uma apresentação artística de caráter exótico realizada por Tertuliana Lustosa, historiadora trans e vocalista da banda As Travestis, gerou controvérsia na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) na quinta-feira (17). Durante uma palestra no 1º Encontro de Gênero, a artista causou impacto ao subir em uma cadeira e expor suas partes íntimas, culminando em uma provocação ao afirmar que “educaria com o c*”.
O momento, registrado em vídeo, rapidamente viralizou nas redes sociais, gerando uma enxurrada de reações. A palestra fazia parte de um evento acadêmico voltado para discutir questões de gênero e suas diversas manifestações na sociedade contemporânea.
Universidade se manifesta
A UFMA declarou estar investigando o incidente e garantiu que ouvirá todos os envolvidos antes de tomar qualquer decisão. Tertuliana Lustosa agradeceu o convite para participar do evento em suas redes sociais e fez um apelo para que as pessoas compreendam a importância das universidades como espaços de diversidade e pluralidade de ideias.
Em sua postagem, Tertuliana enfatizou que a universidade deve ser um local aberto a diversas formas de conhecimento, incluindo aquelas que podem ser vistas como controversas ou “proibidas”. Entretanto, nas redes sociais, a reação do público foi amplamente negativa, com muitos considerando a situação inapropriada.
🚨 EDUCANDO COM O C*
A palestra foi promovida pela Universidade Federal do Maranhão.
O dinheiro do seu imposto sendo usado pra financiar esse tipo de “ensino”: pic.twitter.com/z7BazPGZ2j
— Bruno Souza (@brunosouzasc) October 18, 2024
Reação nas redes sociais
O apresentador Luiz Bacci compartilhou o vídeo em suas redes, o que gerou centenas de comentários. “Que tristeza ver o que nosso Brasil se tornou”, comentou uma internauta. “As federais viraram palcos de militância”, criticou outro usuário.
Após nascimento da filha com Iza, o ex-jogador Yuri Lima surge em quarto e diz que odeia cólicas