Sem demonstrar nenhum pingo de compaixão, Tenório expulsou Maria Bruaca de sua fazenda. Ele tomou essa decisão após descobrir que a esposa estava tendo um caso amoroso com seu peão Alcides.
Sem ter onde morar, Maria Bruaca acabou ganhando apoio de Eugênio, que abrigou a amante de Alcides em sua chalana. A mãe de Guta, decidirá ficar um bom tempo afastada de tudo e de todos, passando a viver somente na embarcação.
Porém, nos próximos capítulos a sua vida dará um passo adiante. Depois de ficar sabendo pela boca de Muda, onde Bruaca está vivendo.
E, diante disso, Alcides irá correndo para os braços dela na chalana. Ao encontrá-la, o peão fará uma proposta para a mãe de Guta.
Alcides pedirá a Maria que vá com ele para a fazenda de José Leôncio. Ela, decidirá aceitar o pedido de seu amado e chegará plena à casa do fazendeiro ao lado de Alcides, após se despedir carinhosamente de Eugênio.
Mesmo estando feliz ao lado de Alcides, Maria ficará com medo, afinal, não imagina o que lhe espera na fazenda da família de Leôncio.
Entretanto, a mãe de Guta será muito bem recebida e até terá o apoio do fazendeiro, que lhe oferecerá um bom advogado para que ela tenha seus direitos e entre com processo contra Tenório.