Alcides e Maria Bruaca estão tendo um romance ardente e proibido na novela Pantanal, porém ela está ciente de que isso é extremamente perigoso, por isso até tentará se afastar do peão, por medo de que o seu marido descubra a traição e cometa uma loucura.
Porém, acontece que o capataz já está de quatro pela patroa fogosa e decidirá não se afastar da mulher infiel. Alcides está cada dia mais apaixonado pela esposa de Tenório e chegará a implorar para ficar com ela mais vezes.
“Não me peça para eu lhe esquecer”, avisará ele, deixando Maria Bruaca desesperada porque ela também não quer parar seu caso amoroso com o dono da fivela mais desejada do Brasil.
Guta, que já sabe que a mãe e o peão estão tendo um caso, não vai demorar muito para começar a fazer pressão em Maria Bruaca.
Disposta a colocar um ponto final no caso, Maria Bruaca vai começar a ignorar o amante, só que o peão não conseguirá tirar a patroa de sua cabeça.
Zefa, que também já descobriu tudo, começará a fazer chantagens contra a patroa.
“É que suas fraquezas têm me feito uma falta. Eu vou estar lhe esperando essa noite”, falará Alcides a Maria, ao notar que ela está querendo se afastar, mas ela avisará ao amante que não pode ir mais encontrá-lo, pois fez um juramento a Deus que não trairá seu marido novamente.
Extremamente desesperado, Alcides começará a ameaçar contar tudo para o patrão, caso Maria Bruaca não volte a se deitar com ele.
“Ocê não teria coragem de fazer uma coisa dessas… Ele mata ocê e depois me mata”, falará ela, nervosa com as ameaças de seu amante.
Demonstrando estar disposto a correr esse risco para ter sua amada de volta, o peão afirmará que não consegue esquecer a patroa, deixando claro que o romance entre eles não irá acabar tão cedo.