Nas próximas cenas de Pantanal, Jose será surpreendido com uma péssima surpresa ao saber que sua amada Juma acabou fugindo com seu irmão Zé Lucas.
O jovem ainda ficará sabendo que seu irmão mais velho confessou estar perdidamente apaixonado pela filha de Maria Marruá.
Com muito medo de ganhar um chifre, ele ficará completamente cego de raiva e decidirá iniciar uma vingança contra o irmão.
Morando na fazenda de José Leôncio, Juma se sentirá traída por Jove, após ele ir viajar para revelar uma foto em que está o Velho do Rio.
Devemos destacar que, ele terá a intenção de provar para seu pai que a entidade misteriosa realmente existe.
Extremamente revoltada com a decisão de seu amado, ela decidirá fugir da fazenda. Mas, acontece que, Zé Lucas irá atrás dela, e os dois passarão alguns dias desaparecidos.
Ao voltar da viagem, Jove será informado por seu pai, que sua companheira virou onça e fugiu da fazenda em companhia de Zé Lucas.
O fazendeiro ainda contará que Zé Lucas confessou estar cego de amor pela Marruá.
“Meu filho, seu irmão me confessou – com os ‘oio’ cheio d’água – que ‘murria’ de amor por ela”, contará ele. Jove, por sua vez, ficará extremamente possesso, acreditando que os dois fugiram juntos porque estão tendo um caso amoroso.
Já em outro momento, Zé Leôncio flagrará Jove mexendo nas espingardas. “Larga isso”, pedirá o pai do jovem. “Eu ‘tou’ morrendo de ódio. Eu quero ir atrás dos dois”, responderá Jove.
“Para que? Pra matar a onça (juma), o teu irmão ou os dois?”, questionará Zé, já nervoso com a situação. “Não sei… Eu quero é pegar o Zé Lucas!”, disparará o rapaz, demonstrando estar com muito ódio do irmão mais velho.