Nos próximos capítulos de Pantanal, finalmente o segredo de Muda poderá vir à tona brevemente. Isso acontecerá porque a moça que carrega um passado ainda muito misterioso abrirá o coração e será sincera com sua amiga Juma.
Com a saída de Jove da tapera, Muda vai aproveitar para contar à Juma que realmente estava fingindo durante todo o tempo que esteve ao seu lado.
Revelando que, na verdade, nunca foi “muda” de verdade, ela contará que tudo isso fez parte do seu plano de vingança.
Demonstrando estar muito curiosa para saber qual era o plano, a filha de Maria Marruá insistirá para descobrir o porquê Muda fingia não falar.
Será neste momento que ela revelará toda a sua história e, que veio para o Pantanal ao lado de um jagunço, homem este responsável pela morte de Maria Marruá ainda na primeira fase da trama global.
Ao escutar toda a verdade, Juma ficará muito furiosa ao ponto de quase se transformar em onça.
Ameaçando matar Muda para se vingar da morte de sua mãe, ela será pega de surpresa ao escutar a jovem escancarar a tragédia do passado que a levou até ali para buscar vingança.
“Pode me matar! O seu pai matou meu pai injustamente! Você pode fazer o mesmo comigo, Juma”, revelará Muda.
Juma ficará boquiaberta com a revelação de Muda
Os dizeres de Muda deixará Juma em choque, enquanto a mentirosa seguirá relatando toda a sua história envolvendo seu passado, informando que, o pai da mulher-onça matou o homem errado.
Referindo-se ao assassinato cometido por Gil no Paraná, Muda contará que, após dar fim a vida do rival, o suspeito fugiu em companhia de Maria para o Pantanal.
Porém, a culpa toda dessa tragédia foi de Tenório, um falsário na corretagem de terras, que vendeu o pedaço de terra para Gil usando uma escritura falsa.
Neste momento, Juma conseguirá lembrar da história contada por Alcides e notará que Muda é tão vítima quanto ela.