Em Pantanal, Marcelo ficará extremamente em choque quando descobrir que Tenório não passa de um grande criminoso. Durante uma viagem a Campo Grande, ele irá a uma delegacia e pedirá a ficha criminal do grileiro. O jovem irá ficar surpreso com a quantidade de crimes que o fazendeiro carrega.
Logo nos próximos capítulos, Alcides vai tirar a vida de Tenório com a ajuda de Zaquieu. E no dia em que o crime acontecer, Marcelo vai estar viajando para Campo Grande. A notícia da morte do grileiro cairá como uma bomba em toda a família, fazendo com que Renato busque vingança.
No começo, Zaquieu assumirá que foi ele quem matou o pai de Guta no lugar do peão de Maria Bruaca. Ao saber quem realmente cometeu o crime, o filho mais novo de Zuleica decidirá ir até a fazenda de Zé Leôncio para vingar o assassinato do pai.
Porém, chegando lá ele será rendido por Juma, que o impedirá de cometer uma tragédia no local. Marcelo, ao saber que o irmão saiu em busca de vingança. Decidirá ir atrás dele. No momento, ele falará que descobriu coisas sobre o Tenório em Campo Grande.
“Eu tive na delegacia, em Campo Grande. Eu tou sabendo da história do pai, eu tou sabendo de tudo. Ele é exatamente aquilo que a gente pensava que fosse: um grileiro, um aproveitador, um latifundiário improdutivo… Ele acabou tendo o mesmo fim que deu a tantas pessoas. Infelizmente, essa é a verdade”, falará o namorado de Guta, deixando todos chocados.
Somente depois dessa grande revelação de Marcelo é que Renato ficará mais calmo e desistirá de ir em frente com seu plano de vingança.
No final, eles retornarão para a casa e seguirão a vida na fazenda ao lado de sua mãe, cuidando da fazenda e com a lida dos gados.