José Lucas será enganado por Érica nos próximos capítulos de Pantanal. Após ter se relacionado com a loira sem imaginar que ela já tinha um namoro, ela retornará a fazenda, porém alegando estar grávida.
Diante da situação, o peão decidirá se casar. Para isso, José Lucas deixará a fazenda do pai, mas sua futura esposa acabará perdendo a criança e não revelará nada ao peão para evitar que ele cancele a união.
A essa altura, o pai político de Erica estará usando José Lucas para ter alguns benefícios políticos. Ao saber que Erica teve um aborto, ele a convencerá de esconder a perda do bebê.
Quando o ex-caminhoneiro chegar à casa dos sogros, ele perceberá a tristeza da noiva, que inventará que seu ex-namorado esteve lá e a ofendeu.
Depois disso, ela conversará com sua mãe e lamentará sobre toda situação. “Eu não sei onde eu estava com a cabeça quando dei ouvidos a você! Eu menti para a única pessoa que foi verdadeira e sincera comigo”, falará Erica, chorando.
“Você não mentiu, Erica, você simplesmente omitiu”, responderá sua mãe. “Não, eu menti sim! Eu inventei uma história, sem pé nem cabeça, para esconder dele que o nosso filho morreu… Não sei nem dizer o porquê”, falará ela. A mãe lembrará que ela só fez isso para salvar seu casamento.
“Salvar que casamento, mãe? Um casamento feito às pressas… Pensado, como sempre, para atender aos interesses políticos do meu pai?”, lamentará ela.
“Você não traiu o seu noivo com aquele peão pensando nos interesses políticos do seu pai e, muito menos, na reputação dessa família”, disparará a mulher de Ibraim.
Érica continuará dizendo que traiu seu noivo porque se apaixonou por José Lucas. “Contar toda a verdade para ele às vésperas do seu casamento vai trazer essa criança de volta à vida, Érica?”, perguntará a mãe da jovem.
Ela ficará em silêncio, segurando o choro na garganta. “Contar isso agora, ou daqui uma semana, quando vocês estiverem casados e felizes, vai fazer alguma diferença?”, insinuará a mulher.
Erica responderá que isso fará diferença em sua vida. “Então vá lá… e conte ao seu noivo toda a verdade. Mas depois que ele for embora para sempre da sua vida, não venha falar que você só fez isso para atender aos interesses políticos do seu pai! Porque se você se importasse com mais alguém nessa casa… Se você se importasse com a reputação da nossa família, Érica, você não teria feito o que sempre faz”, gritará a mãe Érica, deixando a jovem angustiada.