Preta Gil, uma famosa cantora de 48 anos, recentemente informou ter sido diagnosticada com câncer no intestino. A cantora Simony também informou ter recebido o mesmo diagnóstico em meados de agosto do ano passado. Essa doença tem se tornado cada vez mais comum em pacientes abaixo dos 50 anos.
Câncer no intestino
O câncer de intestino, também conhecido como câncer colorretal, é um tipo de câncer que se forma na camada interna do revestimento do cólon ou reto.
Os sintomas incluem sangramento retal, alterações na frequência intestinal, dor abdominal e perda de peso.
Fatores de risco
Um estudo feito pela Universidade de Harvard em 2022 mostrou que mesmo os cânceres que são mais comumente vistos em pessoas mais velhas, como os de intestino, mama, estômago e pâncreas estão sendo mais observados em pacientes com menos de 50 anos.
Os cientistas também identificaram que os aumentos nos casos de câncer em pacientes com menos de 50 anos estão ocorrendo principalmente em países com renda considerada como média e alta. Isso indica que o aumento dos casos não está relacionado à falta de recursos.
Os hábitos de vida modernos, como a sedentariedade, a alimentação com alimentos ultraprocessados, distúrbios do sono e o uso de tecnologias mais precisas para diagnósticos, parecem ser os principais fatores contribuintes para o aumento desses casos.
Tratamento
Além disso, o uso de tecnologias precisas pode estar contribuindo para que os cânceres sejam diagnosticados de forma precoce, permitindo tratamentos mais eficazes.
A cantora Simony, que também foi diagnosticada com câncer no intestino, teve bons resultados após realizar sessões de quimioterapia e radioterapia.
É importante destacar que cada caso é único e o tratamento deve ser discutido com o médico responsável.