Hoje vamos falar de uma planta medicinal que é – infelizmente – muito pouco usada no Brasil: a beldroega, que é conhecida desde tempos imemoriais por causa de suas virtudes terapêuticas.
Originária da Ásia, a beldroega está ganhando muita notoriedade porque é dos poucos alimentos de origem vegetal que é muito rico em ômega-3, um ácido graxo essencial para a boa manutenção da saúde.
Além disso, a planta é rica em vitamina C, minerais como cálcio, ferro, potássio, manganês, magnésio e também o betacaroteno, que estimula o crescimento dos ossos e fortalece o sistema imunitário. A beldroega ainda possui pequenas quantidades de fósforo, cobre, ácido fólico e vitaminas B1, B2 e B3.
Devido aos seus efeitos terapêuticos, a beldroega tem sido utilizada como remédio natural, pelas suas propriedades analgésicas, anti-hemorrágicas, tonificantes, sendo também um remédio para problemas nos dentes e gengivas, dores de cabeça e artrite.
Com um sabor ligeiramente ácido, que lembra o espinafre fresco, e possuidora de alto teor de água, a planta pode ser consumida cozida ou crua, sendo uma ótima opção para você acrescentar em sua salada.
Uma boa notícia é que a beldroega, incrivelmente rica em nutrientes, pode ser plantada em casa, durante o verão, facilitando assim o seu consumo.
Para você desfrutar desse superalimento de uma forma deliciosa, vamos ensinar aqui uma incrível receita de beldroegas em conserva.
Você vai precisar de:
- Uma porção generosa de beldroega
- 3 dentes de alho
- Vinagre de maçã
- 10 grãos de pimenta-do-reino
Que Fazer?
Lavar bem os caules e as folhas da beldroega.
Cortar a beldroega em pedaços de aproximadamente 2,5 cm e colocar em um frasco de vidro.
Acrescentar alho picado e a pimenta.
A seguir, despejar o vinagre de maçã (o suficiente para cobrir) e fechar o frasco.
Guardar na geladeira por duas semanas.
Após esse tempo, está pronta para o consumo a beldroega em conserva.
Este é um blog de dicas sobre tratamentos naturais e caseiros. Não substitui a opinião de um médico.