Muita gente morre de vergonha quando os cães cheiram suas partes íntimas. Mas antes de punir o seu cão porque ele age dessa maneira, talvez seja melhor entender o comportamento do seu melhor amigo. O que parece um atrevimento é um comportamento natural para ele.
Primeiramente, é preciso entender que os cães não tem más intenções quando fazem esse tipo de coisa. Não é para intimidar ou irritar as pessoas. Na verdade, os cães não têm a menor ideia que cheirar as partes íntimas de uma pessoa é considerado uma indelicadeza pelos seres humanos.
O problema é que as pessoas tem a mania de humanizar os animais domésticos e às vezes se assustam quando eles se comportam de uma maneira que é natural para as suas espécies. É desrespeitar a natureza esperar que que um cão respeite as mesmas regras sociais dos seres humanos.
Os seres humanos utilizam a palavra e os gestos para se comunicarem entre si. Por seu lado, os cães se comunicam, se expressam e possuem a sua própria imagem corporal.
As pessoas podem estranhar alguns aspectos dos códigos de conduta dos animais de estimação, principalmente aquelas que não convivem diariamente com eles. O olfato de um cão é o seu principal sentido para exploração e reconhecimento. É dessa maneira que ele capta estímulos e informações sobre o meio ambiente, com o objetivo de conhecer e identificar o que se passa ao seu redor.
Por que os cachorros cheiram as partes íntimas das pessoas
Diferentemente das pessoas, o olfato dos cães é apuradíssimo e é pelo odor das coisas que eles conseguem saber mais sobre o mundo ao redor. Para ter uma ideia da potência do olfato canino, o focinho de um cão tem em média 300 milhões de receptores, enquanto o dos humanos têm aproximadamente seis milhões.
Esse gesto “inconveniente” dos cães é apenas uma tentativa de saber mais sobre as pessoas. É que o nosso odor é uma espécie de cartão de visitas para os cães, por isso eles conhecem e socializam com as pessoas através do seu odor corporal. O que eles fazem também com os seus semelhantes.
Como geralmente o odor dos humanos fica camuflado com desodorantes, cremes ou perfumes, os cães acabam se sentindo mais atraídos pelas nossas partes íntimas por causa da grande concentração de glândulas sudoríparas na região, que revelam mais facilmente o “odor original” das pessoas.
Vocês já devem ter notado que os cães se cumprimentam entre eles sentindo o cheiro do traseiro canino alheio. Com isso, eles tomam conhecimento de informações valiosas como o estado reprodutivo do outro cão, sua fase de vida e, inclusive, se ele está doente ou não.
Viram só que interessante? Isso ajuda a entender por que os cães são grandes fãs de calçados ou meias usadas, já que o odor das tais glândulas sudoríparas se concentram bastante nos pés.
Uma dica valiosa! Se o interesse do seu cão em conhecer outra pessoa estiver causando desconforto e constrangimento, tenha sempre à mão um dos seus brinquedos preferidos para conseguir desviar sua atenção.