Estudamos na escola que a pele é o maior órgão do nosso corpo. Por estar exposta, a pele é muito sensível e merece muita atenção: a higiene é fundamental, a hidratação é importante e, nos dias de hoje, o protetor solar é um grande aliado.
No entanto, mesmo tomando todos esses cuidados, é possível ter eritemas na pele dos braços, joelhos e outras partes do corpo. O surgimento dos eritemas – manchas vermelhas na pele – e outras manchas podem ser muito preocupantes. Foi pensando nisso que resolvemos trazer algumas informações a respeito dessas manchas.
Em primeiro lugar, esclarecemos que os eritemas na pele podem surgir repentinamente e, em seguir, desaparecer também repentinamente. Mas também podem se tornar permanentes.
Segundo os dermatologistas, essas manchas podem ser inofensivas ou podem ser sinais de problemas de saúde.
Afinal, você sabe o que são essas manchas e o que quando elas aparecerem? Confira abaixo alguns esclarecimentos para tirar suas possíveis dúvidas.
Vírus da pele
Em alguns casos, manchas na pele podem ser efeito de algum vírus como zika vírus e dengue. Se for esse o caso, você deve consultar urgentemente o seu médico.
Psoríase
A psoríase é fácil de identificar. De aparência branca e escamosa, ela causa coceira. Procure urgentemente um dermatologista se você identificar.
Alergia
Picadas de insetos podem causar manchas vermelhas. Alguns remédios e também alimentos também podem causar alergias.
Câncer de pele
Esses pontinhos vermelhos também podem indicar situações mais graves, como o câncer de pele. Mas só um médico pode fazer o diagnóstico do chamado melanoma.
Lúpus
O lúpus é uma patologia autoimune bastante rara, que pode causar esse tipo de perturbação na pele, podendo também afetar as articulações é órgãos internos como coração e o pulmão. Pacientes com lúpus necessitam de tratamento contínuo e especializado.