A maioria das coisas produzidas pela indústria tem uma serventia, uma funcionalidade. Os aspectos mais gerais acerca de cada produto são conhecidos, mas existem detalhes que passam despercebidos.
Se você é mulher (e até mesmo se for homem), provavelmente já percebeu que existe uma espécie de bolso interno na parte interna das calcinhas. Provavelmente, você também já percebeu que esse pequeno revestimento no fundo das calcinhas geralmente é de tecido de algodão.
Se você não sabe para que serve aquela dupla camada de pano no fundo da roupa íntima das mulheres, e já tentou imaginar qual a sua função, você veio ao lugar certo, porque hoje vamos desvendar esse mistério.
Proteção das partes íntimas
Todo mundo sabe que os órgãos genitais da mulher são muito sensíveis, fáceis de contrair infecções. Por ser úmida e quente, a região íntima da mulher é um ambiente próprio para a proliferação de bactérias. Muitos desses micro-organismos podem causar alterações na flora vaginal e atacar a saúde feminina.
Portanto, todo cuidado nessa hora é pouco para as mulheres. Foi pensando nisso que as fábricas de calcinhas aplicam uma proteção a mais no fundo da peça íntima, onde existe maior contato quando a mulher senta.
É exatamente para evitar que a vulva entre em contato direto com agentes infecciosos que existe aquela espécie de bolso no fundo das calcinhas. Esse compartimento existe para manter essa região o mais seca e higiênica possível, além de evitar que o órgão genital feminino fique irritado.
Como já referimos, a escolha do material desse revestimento interno das calcinhas também faz toda a diferença. A maioria é feita de algodão, porque é um material que permite a ventilação e não retém o suor ou qualquer outra umidade, que ficaria em contato prolongado com a genitália.
Por que algumas calcinhas não têm este compartimento?
A explicação é bem simples. Esse compartimento é aplicado quando a calcinha é feita de material sintético. Há muitas calcinhas no mercado que são feitas com tecido de algodão, que, como já vimos, ajuda na respiração do local e evita o seu abafamento. Isso ajuda a diminuir a proliferação de bactérias no local. Ou seja, por causa das características positivas do tecido de algodão, não é necessário aquele compartimento.
Por isso também que as calcinhas feitas com material sintético precisam aplicar uma pequena proteção na parte inferior da peça. Esse compartimento precisa ser de algodão, mas a calcinha pode ser de qualquer outro tecido que seja confortável.
Portanto, as calcinhas de algodão podem não ter o compartimento, o que não é de todo mal, pois o próprio tecido oferece proteção. Já outros tipos de tecido necessitam que seja aplicada a proteção extra no fundo da calcinha.
Agora, no caso calcinhas mais sexy e ousadas, como o fio dental, a ausência desse bolso no fundo tem uma explicação simples: elas não são feitas para serem usadas por muito tempo e nem devem ser adotadas no dia a dia.
Segundo os especialistas, é preciso escolher bem a calcinha do cotidiano e dar preferência a roupas íntimas em tecido de algodão. Isso irá prevenir inúmeros problemas vaginais, evitando que você tenha que consultar o ginecologista mais de uma vez ao ano.
Gostou de saber o porquê do bolso no fundo das calcinhas? Não deixe de partilhar esse segredinho com as amigas, hein!?