Se estamos doentes, o nosso corpo emite sinais que muitas vezes passam despercebidos, e escondem uma doença mais grave e silenciosa. Por isso, é bom conhecer esses sinais para escutar nosso corpo antes que alguma coisa de mal aconteça.
Nesse artigo, vamos descrever 20 sinais que, se forem decifrados e diagnosticados a tempo, podem ajudar na prevenção de problemas de saúde. Role pra baixo que explicamos tudo:
1. Olhos inchados
Se você acordou com os olhos inchados, há duas hipóteses: ou você dormiu mal ou está com alguma alergia.
2. Manchas escuras na pele
Aqui você precisa ligar o sinal de alerta: manchas escuras na pele podem indicar o risco de resistência à insulina, com altas chances de desenvolver diabetes.
3. Diarreia
Se você está sofrendo com diarreia, pode ser um indício de intolerância à lactose. Aconselhamos fazer a experiência: fique de olho às reações do seu corpo após a ingestão de laticínios.
4. Pelo no rosto da mulher
Muitas mulheres se queixam de pelos excessivos, principalmente no rosto, nos ouvidos e nas costas. Pelosidade excessiva podem indicar um desequilíbrio hormonal que responde pelo nome síndrome do ovário policístico (SOP).
5. Pele pálida
Se a sua pele está pálida, você estar sofrendo com anemia ou precisando de ferro.
6. Pele seca
A pele seca muitas vezes tem a ver com o clima. Mas se o lugar que você mora é úmido, é capaz que esteja com diabetes.
7. Lábios rachados
Pouco hidratação ou alergia podem estar na raiz do problema. Aconselhamos sempre beber muita água.
8. Queda de cabelo
Se você está perdendo cabelo em ritmo acelerado e alarmante, afetando até as sobrancelhas, pode ser algum problema na tireoide.
9. Tamanho do peito
Toda mulher sonha com seios grandes, pois está muito na moda. Mas atenção que pode ser um sinal de câncer de mama.
10. Pés inchados
É um sintoma comum se a pessoa passa muito tempo em pé, como os professores. Mas pode indicar que o corpo está com excesso de líquidos ou até mesmo um sinal de insuficiência cardíaca.
11. Pés com mau cheiro (chulé)
Os motivos podem ser muitos, inclusive sinal que a pessoa se alimenta mal. Mas não descarte a hipótese de uma infecção fúngica, como pé de atleta.
12. Rachaduras nos pés
Procure um médico nessa situação, pois é capaz que seja algo bem mais grave, como má circulação, problemas na tireoide ou diabetes.
13. Sinais nas unhas
Linhas longitudinais podem ser um sinal de artrite reumatoide, enquanto linhas horizontais brancas podem ser um indício de insuficiência cardíaca.
14. Comprimento do dedo anelar e do indicador
Se o seu dedo anelar, aquele que você coloca a aliança, for maior que o indicador, pode ser um sinal de osteoartrite, que é uma doença que deteriora as articulações.
15. Circunferência da panturrilha
Uma panturrilha magrinha pode ser um sinal de hipertensão, já que ela está relacionada inversamente à frequência de pulso em repouso.
16. Índice de massa corporal
Se o seu índice de massa corporal (IMC), é alto, aconselhamos perder peso, pois suas habilidades cognitivas podem estar em perigo. Se não quer sofrer de Alzheimer, tenha cuidado com a balança.
17. Rugas em idade precoce
Todo mundo tem rugas com o passar do tempo. Mas se elas aparecem antes da meia idade, isso pode ser sinal de osteoporose.
18. Altura e longevidade
Aqui uma boa notícia para os baixinhos, pois pessoas com pouca altura vivem mais que pessoas altas.
19. Dor no maxilar
Se você amanhece com dores na mandíbula ou está com dificuldade para mastigar o café da manhã, pode estar sofrendo de bruxismo, que é quando você aperta ou range os dentes durante a noite.
20. Tipo de sangue A
Essa informação é importante, pois quem tem o sangue tipo A, corre mais risco de desenvolver câncer no pâncreas. Se você tem esse tipo de sangue, alimente-se melhor e tenha um estilo de mais saudável. Não esqueça de fazer exames de rotina regularmente.